Na última quinta-feira (24/02), o professor Daniel Miller ministrou uma de suas aulas aos alunos do mestrado em antropologia da UCL. Assistiram a aula alunos do mestrado em Antropologia Digital e também dos outros mestrados oferecidos pela escola. Estávamos também presentes, eu e a Beth Goidanich que é doutoranda-sanduíche do programa, assim como eu.
O professor Danny Miller apresenta suas aulas de uma forma pouco típica. Em sala de aula fala durante uma hora sobre o tema da aula e depois discuti com os alunos as leituras feitas previamente no PUB Jeremy Bentham ao lado da universidade. Neste PUB é reservada uma sala, onde os alunos fazem suas colocações e tiram suas dúvidas com professor que se senta em uma mesa no canto da sala e fica à disposição dos alunos. Esta segunda parte tem duração de uma hora exatamente, depois o professor convida a todos para tomar uma pint e se despede deixando os alunos com muito assunto para discutir entre si. Daniel Miller afirma que um bom antropólogo deve gostar de conhecer e conversar com pessoas diferentes, o tempo todo. Os caminhos metodológicos da antropologia passam pela necessidade de socialização. Esta prática após a aula tem este objetivo, aumentar o contato entre os alunos dos diferentes programas em antropologia e instigar a discussão entre eles.
Nesta aula que citei, o professor Daniel Miller dissertou sobre o consumo. Foi uma aula introdutória a respeito do tema, já que era a primeira do programa que abordava os conceitos do mundo do consumo. Miller percorreu várias linhas de pensamento de diferentes autores, desde Bourdieu até Simmel, passando por Mary Douglas, entre outros. As ideias e conceitos sobre consumo trazidos pelo professor Miller nesta aula não são novidade, já que estão em sua vasta obra, mas sempre causam um certo desconforto a quem entende o consumo simplesmente como etapa final do pensamento capitalista e o vê apeanas ligado ao binômio produção-demanda. O consumo além deste binômio causa certo incômodo em estudantes que ainda não se aprofundaram na questão do consumo como propõe o professor Daniel Miller, um pouco mais distante deste olhar econômico e ligado ao individualismo, à ganância e à auto-promoção.
No final da aula, encontrei-me com alguns brasileiros que também participavam da aula e fomos comer comida Thailandesa ao lado da Goodge Street. Uma noite muito agradável: boa companhia, bom papo e boa comida.
O prof. Miller é um pensador instigante e provocativo. Ter aulas com ele é certamente uma experiência marcante.
ResponderExcluirSem dúvida tem sido uma experiência marcante para mim. Não só as aulas, mas também as discussões e orientações com o professor Miller. Outro ponto marcante foi a forma como ele me recebeu: excelente anfitrião. Tem facilitado ao máximo minha adaptação, ajudado nos pontos mais complicados para acessar a universidade e me apresentou aos seus orientandos para que estes me ajudassem neste processo.
ResponderExcluir