Na última terça-feira (01/03) participei da reunião/jantar mensal do grupo de pesquisa liderado pelo prof. Daniel Miller. Trata-se de um encontro periódico pautado em um determinado paper de um dos orientandos de doutorado do professor. Neste encontro discutimos o paper da Tiziana, uma italiana que conduziu seu trabalho de campo na própria Itália. O título do paper é Migrant Domestic Workers and Masculinity in Northern Italy. Neste trabalho, Tiziana discute o trabalho doméstico realizado na Itália por imigrantes. Em seu seu texto, a italiana trata da questão do gênero ligada ao trabalho doméstico, principalmente dos homens que tentam entender o trabalho doméstico profissional com um outro qualquer. A doutoranda também discute a situação do imigrante extra-comunitário que é levado ao trabalho doméstico profissional como primeira opção de trabalho quando chega ao país. O texto de Tiziana é preciso, descritivo e com interessantes reflexões em torno do temas abordados.
O que me chamou atenção, além do excelente texto da orientanda do prof. Miller, foi o próprio encontro, sua prática regular. Mensalmente, às vezes até quinzenalmente, o professor reúne seus orientandos de doutorado, alunos de várias partes do mundo, para discutir o paper de um deles. O encontro se dá na sala do próprio professor no departamente de Antropologia da UCL. Cada par de alunos leva uma garrafa de vinho e alguns salgadinhos e biscoitos. A discussão se dá em torno de uma pequena mesa ao sabor dos vinhos e das guloseimas. A tradição inglesa, segundo o professor, é de todos os pares criticarem o trabalho em discussão ao máximo. Quanto mais crítica, melhor o trabalho. Foram 2 horas de discussão em torno do paper, com uma ótima defesa do trabalho feita pela Tiziana. Discussão profunda e com sugestões dos colegas e, principalmente, do professor Miller. Interessante a interação entre os doutorandos proposta pelo professor. Críticas, sugestões, colocações, diferentes pontos de vista moderados pelo respeito e amadurecimento do grupo. Excelente encontro, boa prática para ser olhada mais de perto por nós.
Depois da discussão fomos até um restaurante japonês próximo à universidade para jantar e fechar a noite de discussão. O restaurante apresentava um excelente custo-benefício. Boa comida, preço justo e atendimento rápido. Além da excelente noite de aprendizado que tive, ainda ganhei uma boa dica de um restaurante japonês, ao lado da Russel Square, do professor Miller. Repetirei mais vezes o restaurante e, logicamente, o encontro. :-)
Dia 21 de março teremos outro encontro nos mesmos moldes. Aguardem notícias!
Nenhum comentário:
Postar um comentário