sábado, 26 de fevereiro de 2011

Londres querendo deixar o inverno para trás




Londres começa a demonstrar sua vontade de abandonar o mau humor do inverno. Durante esta semana que passou, o Hyde Park já demonstrava sintomas deste desejo. Um tímido sol já tentava demonstrar que pode vir para mudar o céu cinza, as garoas constantes e o vento gelado que insiste em nos "congelar" enquanto caminhamos pelas ruas londrinas.

Entretanto, logo o real nos trouxe novamente a chuva e o mau tempo. Bom motivo para estudar, ler e visitar os gratuitos museus da cidade. O museu de história natural de Londres é um pouco mais tímido que o de Nova Iorque, mas é mais aconchegante. Oferece uma interatividade às crianças que fascina os adultos e nos entretem por horas e horas sem podermos perceber que o tempo se foi. Além de excelentes aulas de biologia, ecologia, geografia e história, este museu também nos ensina metodologia científica. Foi inevitável ficar alguns minutos assistindo a uma apresentação de uma cientista sobre como apresentar um paper científico. Boa aula de metodologia.
Uma boa estratégia de estudo por aqui parece precisar contar com a visita semanal a um museu. Custo zero, bens culturais à vontade para serem consumidos, ideias borbulhando diante dos objetos que se apresentam à nossa frente, aprendizado constante. Pretendo instituir como rotina a visita semanal a um museu de Londres, nem que seja por apenas alguns minutos. Além do consumo cultural, estes lugares nos levam a reflexões e indagações bastante interessantes sobre nossas vidas, nosso país, nossa pesquisa etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário